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segunda-feira, 4 de junho de 2012

Artes - plano de aula - Gravura


O que o aluno poderá aprender com esta aula


Conhecer a cultura popular brasileira da Literatura de Cordel;
Refletir sobre as relações entre a Literatura de Cordel e a xilogravura;
Experimentar a técnica da xilogravura com algumas adaptações;
Conhecer a obra de J. Borges e Samico, dois dos principais gravuristas brasileiros.

Duração das atividades
02 de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Sugerimos que o professor trabalhe também o plano de aula: A arte do cordel: da Xilogravura ao Cinema. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=571
Atenção Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de Língua Portuguesa: na leitura de imagens, construção do significado, análise do discurso; Literatura: literatura de cordel; e História: a cultura popular do nordeste e a sua contribuição para diversidade cultural do país.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
Atenção professor! Verifique o áudio "Gibi em sala de aula" que fala sobre como é importante para a crinaça associar a escrita e as imagens para memorizar a história contada, o recurso primordial também da literatura de cordel. O áudio está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=603 e o trecho que nos interessa é a partir do minuto 2:40, até 6:35.

O professor deve iniciar a aula perguntando se os alunos conhecem a Literatura de Cordel, em caso afirmativo, perguntar qual o aspecto dessas publicações, qual a linguagem literária utilizada (poema, crônica, etc.).
Com base no que foi abordado no áudio e com as respostas dos alunos, o professor pode iniciar uma dicussão com a turma sobre os gibis e como a história se relaciona com as imagens.
Exponha para os alunos que, assim como nos gibis, os temas da atualidade são incorporados nos cordéis, normalmente em forma de sátiras. Mas os temas mais tradicionais da literatura de cordel estão ligados à mitologia brasileira, ou ao folclore do interior do Brasil.
Atenção professor! Nesse momento é importante que o professor leve para a sala de aula um exemplar de literatura de cordel.

Exemplares de literatura de cordel.
O professor deve propor aos alunos que escolham uma lenda do folclore brasileiro e, individualmente, façam um ou mais desenhos que representem essa lenda.
Aula 02:
Depois de fazer uma breve recapitulação da aula anterior, o professor deve apresentar as imagens dos artistas J. Borges e Samico, contextualizando-as, de maneira a dar enfoque nos temas ligados às lendas brasileiras e ao Cordel.
J. Borges



Percebe-se que na gravura de J. Borges a influência do Cordel é muito visível, até hoje ele ainda ilustra cordeis.
Samico


Já a gravura de Samico, mais detalhada e de impressionante apuro técnico, existe uma semelhança visual às figuras egípcias, principalmente pela frontalidade das figuras e pela simetria nas composições.
Feitas essas considerações, o professor apresentará a técnica da xilogravura para os alunos, se possível levando matrizes em madeira para que os alunos tenham contato com o material.
Atenção professor! Em Recursos Complementares indicamos dois sites sobre o projeto: IMPRESSÕES EM DEFESA DA VIDA
A partir dos desenhos realizados na aula anterior, os alunos experimentarão a técnica da xilogravura, mas adaptada para a realidade e a limitação dos alunos: será utilizada, ao invés da madeira, uma placa de isopor, onde a tinta, aplicada com um rolo de macarrão ou com pincel, será transposta para o papel por meio de pressão com as costas de uma colher (de preferência colher de pau).
Atenção professor! Explique para os alunos que o desenho transposto da placa de isopor para o papel ficará espelhado. O estranhamento de fazer o desenho invertido deve fazer parte do processo, assim cada aluno pode descobrir sua maneira de desenhar a gravura.
O professor deverá reservar um espaço na escola para organizar uma exposição com as gravuras dos alunos, agrupando as gravuras por tema. É importante que a exposição relembre a forma como os folhetos de cordel são vendidos no nordeste. Para apresentação convide a comunidade escolar para prestigiar o trabalho dos alunos.
Sugerimos alguns links interessantes:
Literatura de cordel: http://www.tg3.com.br/cordel/
Recursos Educacionais
Nome
Tipo
Gibi em sala de aula
Áudio
Recursos Complementares
Belmira Amorim Salvador de Paiva (EE Elvira de Pardo Meo Muraro - 1º EM): http://www.artenaescola.org.br/sala_galeria_album.php?album=44
Avaliação
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. É importante que o professor estimule nos alunos a reflexão, o senso crítico, o respeito com os colegas, o debate, etc.
Sugerimos alguns critérios:
§                                 participação nas discussões;
§                                 criatividade;
§                                 domínio da técnica;
§                                 domínio da escrita;
§                                 pertinência do trabalho apresentado em relação ao conteúdo proposto.

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