Seja bem vindo !

Obrigada por visitar nosso blog, volte mais vezes.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Artes - Plano de aula - Fotografia


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
§                                 Conhecer as características da arquitetura barroca;
§                                 Conhecer a influência europeia na arquitetura barroca brasileira;
§                                 Identificar prédios históricos com a arquitetura barroca;
§                                 Construir uma maquete de uma cidade com arquitetura barroca.



Duração das atividades
02 ou 03 aulas dependendo do rendimento dos alunos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios por parte dos alunos. Entretanto, sugerimos aos professores, caso seja possível, planejar esse conteúdo em conjunto com as disciplinas de matemática (sólidos geométricos, proporção e escala), história (período colonial e influência europeia), geografia (clima, vegetação, relevo no período colonial).
Após essa atividade sugerimos a aula A arquitetura: Neoclássica ou Barroca?. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1710
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos 2 imagens:
Interior da Igreja de Santa Inês, Praça Navona, Toma, c. 1653. Francesco Borromini e Carlo Rainaldi.
Igreja da Ordem Terceira São Francisco de Assis. Nave e capela mor, 1773. Rio de Janeiro, RJ. Francisco Xavier de Brito e Manuel de Brito. (entalhadores)
Agora questione a turma sobre o que as imagens tem em comum e qual é a localização das Igrejas.
Após a explicação do professor sugerimos a webquest sobre o Barroco. Disponível em: < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=10704&id_pagina=1 >
Aula 02:
Os alunos deverão apresentar o resultado das webquests e o professor deverá complementar o conteúdo quando necessário.
Com base na apresentação dos alunos o professor deverá apresentar a arquitetura barroca no Brasil. Apresentar algumas obras construídas nesse período.




Fachada da Igreja de São Francisco, 1702. (Salvador-BA) Gabriel Ribeiro.

Fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG). Projeto de 1766 e esculturas da entrada de 1774-75. Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) – arquiteto, Domingos Moreira de Oliveira – mestre de obras.

Igreja de Nossa Senhora do Pilar 1730-41 (Ouro Preto-MG). Francisco Xavier de Brito (entalhes da capela-mor, 1746).

Casa de câmara e cadeia, 1782. Mariana, MG. José Pereira dos Santos – arquiteto.

Casario colonial, séc. XVIII. Paraty, RJ.
Atividade:
Agora que os alunos já conhecem as principais características da arquitetura barroca é hora deles colocarem em prática os conhecimentos adquiridos.
A turma será dividida em grupos, e cada grupo deverá construir um prédio histórico em escala.
Atenção Professor! Sugerimos alguns vídeos sobre a origem das cidades históricas para os grupos analisarem e observarem as características principais. Apresente os vídeos a turma e faça comentários sobre a arquitetura das cidades.
                   João Pessoa
                    Parati (RJ)
  Cidades Históricas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=416  Salvador (BA)                
                                     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=845
                               Cidades históricas
Atenção Professor:
O objetivo da atividade é recriar uma cidade histórica, seus prédios, igrejas e casarões. Sendo assim, sorteie entre os grupos os prédios a serem construídos. Solicite aos alunos os materiais necessários para realizar a atividade: papelão, isopor, papel colorido, cartolina, tesoura, cola, revistas, jornais, arame, palitos de churrasco, palitos de sorvete, tinta guache, etc.
Cada grupo deverá escolher um representante para definir o mapa da cidade. Os representantes de cada grupo deverão definir a localização de cada prédio, o tamanho/escala/proporção, materiais a serem utilizados, etc.
Avaliação
O professor deverá reservar um espaço na escola para expor o trabalho dos alunos. Cada grupo deverá explicar o seu trabalho, os materiais empregados, as características, as dificuldades encontradas e demais experiências que sejam relevantes ao trabalho.
Atenção Professor:
Apresente para a turma os critérios avaliados para que eles fiquem cientes das competências e habilidades a serem desenvolvidas.
Sugerimos alguns critérios:
§                                 Criatividade;
§                                 Participação nas discussões;
§                                 Colaboração no trabalho em grupo;
§                                 Apresentação (postura, oralidade, articulação das ideias e conteúdos, etc.);
§                                 Capricho, acabamento;
§                                 Escala/proporção;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição para o nosso blog