Seja bem vindo !

Obrigada por visitar nosso blog, volte mais vezes.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aula passeio


O que o aluno poderá aprender com esta aula.

Orientar-se por um planejamento prévio para participar de uma aula de campo;

Observar a horta segundo a orientação construída coletivamente em sala de aula;

Destacar as características de uma horta organizada por canteiros e ruas,
Observar os tipos de hortaliças e de adubo utilizado;
Verificar tipo de irrigação e tirar dúvidas.
Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vida, vegetais, solo, calor, luz, temperatura, adubo.



Estratégias

Atividade
1º Passo 
Planejar a aula passeio, envolvendo os pais ou outros profissionais que tenham relação com a escola.
Participar de situações de ensino-aprendizagem, ajudando as crianças na compreensão do tema estudado.
Para realização da aula passeio, o(a) professor(a) constrói junto com as crianças o roteiro de observação da horta e repassa para o responsável pela orientação no local destinado.


2º Passo
Participar de situações de ensino-aprendizagem, ajudando as crianças na compreensão do tema estudado. Para realização da aula passeio, o professor constrói junto com as crianças o roteiro de observação da horta e repassa para o profissional responsável pela orientação no local destinado.
2º momento

Observação: orientar as crianças para não pegar nas hortaliças, somente com a autorização do responsável.
A aula passeio ensina as crianças a participar de situações de aprendizagem, ajudando as na compreensão do Planejar a aula passeio, envolvendo os pais ou outros profissionais que tenham relação e realização da aula passeio, o professor(a) constrói junto com as crianças .



3 º  Passo
Avaliação
Nessa atividade será feita uma auto-avaliação pelas crianças, elas devem expressar
O que aprenderam no passeio;
O que observaram, descrevendo como é uma horta e como é feito o cultivo de hortaliças e quais as hortaliças que havia na horta.
O que tomaram como referência para elaborar os combinados para sair da escola.
O que elas conseguiram cumprir do planejamento prévio (nesse aspecto).
O professor registra a fala dos alunos, por escrito e orientam para desenhar a horta.
– No final do passeio pode se organizar um lanche bem gostoso com as crianças para confraternizar o momento de alegria e prazer. E no final retomam-se os combinados para o retorno à escola. – O profissional mostra e explica como se constrói uma horta e orienta como as crianças devem se movimentar nesse espaço, seguindo a orientação das ruas do canteiro. O professor acompanha o grupo para cuidar e ajudar na elaboração individual e coletiva e muitas vezes para deixar claro o que é necessário, como se observa nas fotos apresentadas.
– O profissional mostra e explica como se constrói uma horta e orienta como as crianças devem se movimentar nesse espaço, seguindo a orientação das ruas do canteiro. o professor(a) acompanha o grupo para cuidar e ajudar na elaboração individual e coletiva e muitas vezes para deixar claro o que é necessário, como se observa nas fotos apresentadas. professor(a) deve: – Visita a uma horta construída por profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição para o nosso blog