Seja bem vindo !

Obrigada por visitar nosso blog, volte mais vezes.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manual de Brincadeiras - Parte I

Aspectos Afetivos

Título: Abraço Musical
Área de desenvolvimento: Afetivo
Demais áreas: Integrar-se ao meio social
Faixa etária: 4 anos
Material: Aparelho de som.
Tempo: Uma aula de 50 minutos.
Local para a atividade: Sala de aula.
Dinâmica: Quando a professora parar a música, todos deverão se abraçar em duplas. Volta á música e todos continuam dançando. Depois se abraçam em trio e assim sucessivamente, até que todos se abracem.


Título: Corda amiga
Área de desenvolvimento: Afetivo
Demais áreas: Coordenação Motora
Faixa etária: 5 anos
Material: Corda amarrada nas pontas para formar um círculo.
Tempo: Uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: Quadra de esportes
Dinâmica: Todos ao redor da corda, esticando-a. Quando a corda estiver bem esticada, todos se agacham e, á contagem de três, todos se levantam ao mesmo tempo.

Título: Abraços
Área de desenvolvimento: Afetivo
Demais áreas: estimular a cooperação
Faixa etária: 5 anos
Material: Um pára-quedas circular e duas bexigas.
Tempo: Uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: Quadra de esportes
Dinâmica: O professor diz um, dois e uma característica (tênis, sapato, cor do cabelo, etc). Todos elevam o pára-quedas e quem está com a característica pedida vai até o meio e dá um grande abraço grupal, até que o pára-quedas caia sobre eles. Todos ficam em volta do pára-quedas segurando-o pelas bordas.

Título: Um mundo criado por nós
Área de desenvolvimento: Afetivo
Demais áreas: Desenvolver a criatividade (cognitiva)
Faixa etária: 5 anos
Material: nenhum
Tempo: Uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: sala de aula
Dinâmica: O professor propõe aos grupos para que fechem os olhos e passem pelo “criador do mundo”. Depois discutir que mundo gostariam de criar. O professor poderá fazer perguntas aos alunos como: “Neste mundo haverá fome, guerra?”.

Título: Troca pelo olhar
Área de desenvolvimento: Afetivo
Demais áreas: Estimular a cooperação (social)
Faixa etária: 4 anos
Material: nenhum
Tempo: Uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: sala de aula
Dinâmica: Em círculo, as crianças se olharão e assim que cruzarem com um olhar tentarão permanecer “encarando”, se persistir o olhar, trocar de lugar com essa pessoa. É proibido falar.


Aspectos motores
Título: Cobra gigante
Principal área de desenvolvimento favorecida: Desenvolvimento habilidades motoras
Demais áreas também favorecidas: Estimular a cooperação.
Faixa etária: 4anos
Material: nenhum
Tempo: uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: Sala de aula
Dinâmica: As crianças formarão pares que deverão se arrastar no chão em movimentos ondulatórios Logo, se junta para formar uma cobra de quatro pessoas que formarão uma imensa cobra.


Título: Cabeça pega rabo
Principal área de desenvolvimento favorecida: desenvolver habilidades motoras.
Demais áreas favorecidas: social incentivar o trabalho em grupo
Faixa etária: 5 anos
Material: nenhum
Tempo: uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: Sala de aula
Dinâmica: Formam colunas com dez crianças, cada um segura na cintura do companheiro da frente, o primeiro tenta pegar o ultimo da coluna, se conseguir, o primeiro trocará de lugar com o ultimo.


Título: Basquete cooperativo
Principal área de desenvolvimento favorecidas: desenvolver habilidades motoras.
Demais áreas também favorecidas: incentivar o espírito em equipe (social)
Faixa etária: 5 anos
Material: uma bola de basquete
Tempo: uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: quadra de esportes
Dinâmica: A escola deve ser passada entre o grupo só atingirá o objetivo se todos do mesmo grupo fizerem cesta. A bola deve ser passada para um menino e menina (misto) uma hora só vale cesta de menino, depois só de menina.


Título: Caranguejos
Principal área de desenvolvimento favorecido: desenvolver habilidades motoras
Demais áreas também favorecidas: Estimular a cooperação
Faixa etária: 5 anos
Material: nenhum
Tempo: uma aula de 50 minutos
Local para a atividade: sala de aula
Dinâmica: As crianças formarão duplas, cada dupla será um caranguejo que deverá cumprir tarefas determinadas pela professora. O simples ato de levantar já constitui enormes dificuldades e há necessidade de coordenação motora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição para o nosso blog