O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a cultura popular brasileira da Literatura de Cordel;
Refletir sobre as relações entre a Literatura de Cordel e a xilogravura;
Experimentar a técnica da xilogravura com algumas adaptações;
Conhecer a obra de J. Borges e Samico, dois dos principais gravuristas brasileiros.
Duração das atividades
02 de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos
prévios.
Sugerimos que o
professor trabalhe também o plano de aula: A arte do cordel: da
Xilogravura ao Cinema. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=571
Atenção Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto
com as disciplinas de Língua Portuguesa: na leitura de imagens, construção do
significado, análise do discurso; Literatura: literatura de cordel; e História:
a cultura popular do nordeste e a sua contribuição para diversidade cultural do
país.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
Atenção professor! Verifique o áudio "Gibi em sala de aula"
que fala sobre como é importante para a crinaça associar a escrita e as imagens
para memorizar a história contada, o recurso primordial também da literatura de
cordel. O áudio está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=603 e o trecho que nos interessa é a partir do minuto 2:40, até 6:35.
O professor deve iniciar a aula
perguntando se os alunos conhecem a Literatura de Cordel, em caso afirmativo,
perguntar qual o aspecto dessas publicações, qual a linguagem literária
utilizada (poema, crônica, etc.).
Com base no que foi abordado no áudio
e com as respostas dos alunos, o professor pode iniciar uma dicussão com a turma
sobre os gibis e como a história se relaciona com as imagens.
Exponha para os alunos que, assim
como nos gibis, os temas da atualidade são incorporados nos cordéis,
normalmente em forma de sátiras. Mas os temas mais tradicionais da literatura
de cordel estão ligados à mitologia brasileira, ou ao folclore do interior do
Brasil.
Atenção professor! Nesse momento é importante que o professor leve
para a sala de aula um exemplar de literatura de cordel.
Exemplares de literatura de cordel.
O professor deve propor aos alunos
que escolham uma lenda do folclore brasileiro e, individualmente, façam um ou
mais desenhos que representem essa lenda.
Aula 02:
Depois de fazer uma
breve recapitulação da aula anterior, o professor deve apresentar as imagens
dos artistas J. Borges e Samico, contextualizando-as, de maneira a
dar enfoque nos temas ligados às lendas brasileiras e ao Cordel.
J. Borges
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/Image/noticias_portal/Comunidade/MON/normal_Cordel_JBorges(13-02-08).jpg
Percebe-se que na gravura de J.
Borges a influência do Cordel é muito visível, até hoje ele ainda ilustra
cordeis.
Samico
Já a gravura de Samico, mais
detalhada e de impressionante apuro técnico, existe uma semelhança visual às
figuras egípcias, principalmente pela frontalidade das figuras e pela simetria
nas composições.
Feitas essas considerações, o
professor apresentará a técnica da xilogravura para os alunos, se possível
levando matrizes em madeira para que os alunos tenham contato com o material.
Atenção professor! Em Recursos Complementares indicamos dois sites sobre o projeto: IMPRESSÕES EM DEFESA DA VIDA
A partir dos desenhos realizados na
aula anterior, os alunos experimentarão a técnica da xilogravura, mas adaptada
para a realidade e a limitação dos alunos: será utilizada, ao invés da madeira,
uma placa de isopor, onde a tinta, aplicada com um rolo de macarrão ou com
pincel, será transposta para o papel por meio de pressão com as costas de uma
colher (de preferência colher de pau).
Atenção professor! Explique para os alunos que o desenho transposto da
placa de isopor para o papel ficará espelhado. O estranhamento de fazer o
desenho invertido deve fazer parte do processo, assim cada aluno pode descobrir
sua maneira de desenhar a gravura.
O professor deverá reservar um espaço
na escola para organizar uma exposição com as gravuras dos alunos, agrupando as
gravuras por tema. É importante que a exposição relembre a forma como os
folhetos de cordel são vendidos no nordeste. Para apresentação convide a
comunidade escolar para prestigiar o trabalho dos alunos.
Sugerimos alguns links interessantes:
Literatura de cordel: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=308&textCode=853
Teatro cordel: http://www.teatrodecordel.com.br/
Literatura de cordel: http://www.tg3.com.br/cordel/
Recursos Educacionais
Nome
|
Tipo
|
Gibi em sala de aula
|
Áudio
|
Recursos Complementares
Belmira Amorim
Salvador de Paiva (EE Elvira de Pardo Meo Muraro - 1º EM): http://www.artenaescola.org.br/sala_galeria_album.php?album=44
Avaliação
O professor deverá definir em
conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham
consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a
atividade. É importante que o professor estimule nos alunos a reflexão, o senso
crítico, o respeito com os colegas, o debate, etc.
Sugerimos alguns critérios:
§
participação nas discussões;
§
criatividade;
§
domínio da técnica;
§
domínio da escrita;
§
pertinência do trabalho apresentado em relação ao conteúdo proposto.
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