Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§
Realizar pintura com aquarela.
§
Desenvolver a sensibilidade.
Duração das atividades
2 aulas com duração
de 40 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O conhecimento sobre o estilo da
técnica de pintura aquarela. Recorte e colagem.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento
Para essa aula, o professor deverá
organizar o material que as crianças irão usar: resto de papéis, flanela, tinta
aquarela (bisnaga ou compacta), pincel, potes para água, cola, com
antecedência. Na hora da pintura, o professor retoma com as crianças as
orientações da aula anterior em relação as cuidados necessários com a tinta.
Inicialmente as crianças devem molhar o pincel na água, em seguida passar sobre
a tinta, depois pintar suavemente no papel.
Fonte: Relatório da Prática
Pedagógica.NEI-CAp/UFRN.2009.
2º Momento
O(A) professor(a) orienta as crianças
a recortarem e colarem papéis para fazer a colagem sobre a pintura. As crianças
irão criar as figuras com o papel de acordo com a cena que elas imaginarem.
Depois monta a cena fazendo a colagem.
Fonte:rowsouza.multiply.com/photos/album/15/Natureza_morta_flores_e_paisagens......
3º Momento
O(A) professor(a) apresentará o
material a ser utilizado pelas crianças e organizará os encaminhamentos da
atividade de modo que sensibilize os alunos para realizar sua própria
produção. O(A) professor(a) coloca a disposição imagens de paisagem
e natureza morta, recortadas de revistas para as crianças apreciarem e
escolherem uma. Proponha a leitura da imagem. Após a escolha das imagens o/a
professor/a orienta as crianças a cortarem a imagem ao meio. Elas irão pintar a
outra parte da imagem. Logo em seguida, as crianças colam a imagem em papel
ofício peso 40. Antes de as crianças iniciarem a pintura o/a
professor/a iniciam um diálogo sobre a atividade, chamando a atenção dos
alunos para a composição da imagem. Questionando: o que tem na sua imagem?
Quais as cores que você irá usar? Você irá pintar toda a superfície do
papel?.
DICA: Professor(a) selecione com
antecedência as imagens e com poucos elementos na cena.
Fonte:
www.baixaki.com.br/papel-de-parede/c8-lugares-e-paisagens-1.htm
Fonte: www.jardimdeflores.com.br/
Fonte: www.jardimdeflores.com.br/
Professor(a) depois que os alunos
terminarem, sente-se com eles em roda para que exponham sua obra de arte e
troque informações, comparem os resultados obtidos por todos com as obras em
relação a leitura de imagem . Faça uma exposição dos trabalhos contando o
processo de produção.
Avaliação
Ao final da aula o aluno deverá:
Identificar elementos da técnica
aquarela.
Apresentar criatividade ao realizar
sua pintura.
Seguir as orientações da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua contribuição para o nosso blog