Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§
Conhecer as características da arquitetura barroca;
§
Conhecer a influência europeia na arquitetura barroca brasileira;
§
Identificar prédios históricos com a arquitetura barroca;
§
Construir uma maquete de uma cidade com arquitetura barroca.
Duração das atividades
02 ou 03 aulas
dependendo do rendimento dos alunos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos
prévios por parte dos alunos. Entretanto, sugerimos aos professores, caso seja
possível, planejar esse conteúdo em conjunto com as disciplinas de matemática
(sólidos geométricos, proporção e escala), história (período colonial e
influência europeia), geografia (clima, vegetação, relevo no período colonial).
Após essa atividade
sugerimos a aula A arquitetura: Neoclássica ou Barroca?. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1710
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula
apresentando aos alunos 2 imagens:
Interior da Igreja de Santa Inês,
Praça Navona, Toma, c. 1653. Francesco Borromini e Carlo Rainaldi.
Igreja da Ordem Terceira São Francisco
de Assis. Nave e capela mor, 1773. Rio de Janeiro, RJ. Francisco Xavier de
Brito e Manuel de Brito. (entalhadores)
Agora questione a turma sobre o que
as imagens tem em comum e qual é a localização das Igrejas.
Após a explicação
do professor sugerimos a webquest sobre o Barroco. Disponível em: < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=10704&id_pagina=1 >
Aula 02:
Os alunos deverão
apresentar o resultado das webquests e o professor deverá complementar o
conteúdo quando necessário.
Com base na apresentação dos alunos o
professor deverá apresentar a arquitetura barroca no Brasil. Apresentar algumas
obras construídas nesse período.
Fachada da Igreja de São Francisco,
1702. (Salvador-BA) Gabriel Ribeiro.
Fachada da Igreja da Ordem Terceira
de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG). Projeto de 1766 e esculturas da
entrada de 1774-75. Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) – arquiteto,
Domingos Moreira de Oliveira – mestre de obras.
Igreja de Nossa Senhora do Pilar
1730-41 (Ouro Preto-MG). Francisco Xavier de Brito (entalhes da capela-mor,
1746).
Casa de câmara e cadeia, 1782.
Mariana, MG. José Pereira dos Santos – arquiteto.
Casario colonial, séc. XVIII.
Paraty, RJ.
Atividade:
Agora que os alunos já conhecem as
principais características da arquitetura barroca é hora deles colocarem em
prática os conhecimentos adquiridos.
A turma será dividida em grupos, e
cada grupo deverá construir um prédio histórico em escala.
Atenção Professor! Sugerimos alguns vídeos sobre a origem das cidades
históricas para os grupos analisarem e observarem as características
principais. Apresente os vídeos a turma e faça comentários sobre a arquitetura
das cidades.
Atenção Professor:
O objetivo da atividade é recriar uma
cidade histórica, seus prédios, igrejas e casarões. Sendo assim, sorteie entre
os grupos os prédios a serem construídos. Solicite aos alunos os materiais
necessários para realizar a atividade: papelão, isopor, papel colorido,
cartolina, tesoura, cola, revistas, jornais, arame, palitos de churrasco,
palitos de sorvete, tinta guache, etc.
Cada grupo deverá escolher um
representante para definir o mapa da cidade. Os representantes de cada grupo
deverão definir a localização de cada prédio, o tamanho/escala/proporção,
materiais a serem utilizados, etc.
Avaliação
O professor deverá reservar um espaço
na escola para expor o trabalho dos alunos. Cada grupo deverá explicar o seu
trabalho, os materiais empregados, as características, as dificuldades
encontradas e demais experiências que sejam relevantes ao trabalho.
Atenção Professor:
Apresente para a turma os critérios
avaliados para que eles fiquem cientes das competências e habilidades a serem
desenvolvidas.
Sugerimos alguns critérios:
§
Criatividade;
§
Participação nas discussões;
§
Colaboração no trabalho em grupo;
§
Apresentação (postura, oralidade, articulação das ideias e conteúdos,
etc.);
§
Capricho, acabamento;
§
Escala/proporção;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua contribuição para o nosso blog