Seja bem vindo !

Obrigada por visitar nosso blog, volte mais vezes.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Artes - Plano de aula - Fotografia


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
§                                 Conhecer as características da arquitetura barroca;
§                                 Conhecer a influência europeia na arquitetura barroca brasileira;
§                                 Identificar prédios históricos com a arquitetura barroca;
§                                 Construir uma maquete de uma cidade com arquitetura barroca.

Artes - Plano de aula -Grafite


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

• Compreender o que seja Arte Grafite e Pichação;

• Pesquisar em sites da internet;

• Elaborar slides em PowerPoint para apresentação de trabalho;
• Trabalhar em grupo.

Reportagem




O professor do Século 21

Quando se pensa no futuro e em coisas do século 21,a tecnologia sempre aparece com destaque. Nos cenários mais alarmistas, ela substitui as pessoas, mas, na vida real, ela nos ajuda a despenhar melhor suas tarefas. E assim em inúmeras profissões. E também na escola. Porque o fato é que já estamos no século 21 há uma década e continuamos construindo o futuro dia após dia. É claro que essa caminhada faz com que mudem as expectativas em relação ao trabalho dos educadores. discutir tudo isso é a proposta dessa edição, que mostra que o professor do século 21 já está nas salas de aula, é você. Voltar atrás para ensinar melhor o que o aluno não compreendeu é fundamental. O professor só deve se dar por satisfeito quando vê seus objetivos atingidos.

Fonte Revista nova Escola edição outubro 2010

Fábula - A Águia e a Gralha

A Águia e a Gralha



Uma Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes e afiadas garras. 

Fábula - As Duas Cabras







As Duas Cabras



Duas Cabras brincavam alegremente sobre as pedras, na parte mais elevada de um vale montanhoso. Ocorre que se encontravam separadas, uma da outra, por um abismo, em cujo fundo corria um caudaloso rio que descia das montanhas. 

Fábula - O Urso e as Abelha


O Urso e as Abelhas
Autor: Esopo[1]



Um Urso procurava por entre as árvores, pequenos frutos silvestres para sua refeição matinal, quando deu de cara com uma árvore caída, dentro da qual, um enxame de abelhas guardava seu precioso favo de mel. 

Projetos

Trabalhando com projetos


14  Perguntas e respostas sobre projetos didáticos


Eles trazem a vida real para a sala de aula, envolvem mais as crianças nas atividades e, com alguns conteúdos, são a melhor forma de trabalhar. Porém, ainda geram muitas dúvidas


1 O que é projeto didático?


Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem.


Os projetos estão mais populares do que nunca. Redes de todo o país incentivam o trabalho com essa modalidade e algumas escolas preveem no currículo os que serão realizados durante o ano. Boa notícia. Afinal, em muitos casos, eles ajudam a ensinar mais e melhor. Porém falta informação sobre o tema. Só neste ano, NOVA ESCOLA recebeu 166 e-mails com dúvidas. Compiladas em 14 questões, elas são respondidas nesta reportagem para ajudar você a dominar essa ferramenta.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manual de Brincadeiras - Parte I

Aspectos Afetivos

Título: Abraço Musical
Área de desenvolvimento: Afetivo
Demais áreas: Integrar-se ao meio social
Faixa etária: 4 anos
Material: Aparelho de som.
Tempo: Uma aula de 50 minutos.
Local para a atividade: Sala de aula.
Dinâmica: Quando a professora parar a música, todos deverão se abraçar em duplas. Volta á música e todos continuam dançando. Depois se abraçam em trio e assim sucessivamente, até que todos se abracem.

Aula passeio


O que o aluno poderá aprender com esta aula.

Orientar-se por um planejamento prévio para participar de uma aula de campo;

Observar a horta segundo a orientação construída coletivamente em sala de aula;

Destacar as características de uma horta organizada por canteiros e ruas,
Observar os tipos de hortaliças e de adubo utilizado;
Verificar tipo de irrigação e tirar dúvidas.
Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vida, vegetais, solo, calor, luz, temperatura, adubo.

Fábula - O Touro e a Cabra

O Touro e a Cabra
Autor: Esopo[1]



Touro e Cabra
Certa vez, um Touro, fugindo da perseguição de um feroz Leão, se escondeu numa caverna que os Pastores costumavam usar para abrigar seus rebanhos durante as tempestades ou à noite. 

Filme - Irmão Urso


 


Sitka, Denahi e Kenai são três irmãos muito unidos. Quando Kenai ganha seu totem (o urso do amor) não entende, pois ele acha que os ursos são monstros e não amam. Quando eles vão tentar recuperar uma cesta que um urso roubou, Sitka luta com o urso, mas acaba por ser morto quando a geleira em que eles estão se rompe. Com isso Kenai mata o urso para vingar a morte de seu irmão. Mas os espíritos ancestrais e também seu irmão Sitka o transformam em um urso. Kenai fica desesperado para voltar á sua forma humana, então procura a xamã da sua aldeia para lhe ajudar, ela diz que o único jeito é ele ir até a montanha onde as luzes tocam o chão(aurora boreal) e encontrar seu irmão Sitka. Durante sua viagem ele encontra Koda, um ursinho órfão que fala demais e adora salmão. Eles resolvem ir até a Corrida do Salmão, um lugar cheio de cachoeiras, ursos e muito salmão! E a montanha onde as luzes tocam o chão fica perto de lá. Lá a ligação entre Kenai e Koda se fortalece, e também é lá que Kenai descobre algo que pode mudar sua vida. Esse é um clássico da Disney, um filme muito emocionante onde Kenai descobre que os ursos não são monstros como ele pensava, e que também amam.

http://www.saudadeeadeus.com.br/filme45.htm


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brother_Bear

Imagem: http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/irmao-urso-10426.html



Filme - A fantástica fábrica de chocolate

 A fantástica fábrica de chocolate

Sinopse: Willy Wonka and The Chocolate Factory, no Brasil A Fantástica Fábrica de Chocolate, é um clássico do cinema infantil. Um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e tem acesso à mágica e fantástica fábrica de chocolate de Willy Wonka, seu misterioso proprietário. Na louca fábrica segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves. Baseado no livro infantil do escritor Roald Dahl. Imperdível para crianças de todas as idades. Desaconselhável para diabéticos e mal humorados.

http://www.saudadeeadeus.com.br/filme93.htm



Fonte: http://rarosdanet.blogspot.com.br/2011/01/fantastica-fabrica-de-chocolate-willy.html


domingo, 13 de maio de 2012

Filme - Irmão Urso 2


Sinopse: Essa animação vocês não podem perder!

Quem já assistiu a 1º, sabe que é muito fofa!

Na continuação de Irmão Urso, o Kenai (humano que foi transformado em urso) terá de ajudar a Nita. Segunda a tradição da tribo em que ela vive, as meninas devem se casar quando atingem uma certa idade, e isso é o que ela menos quer. Então, Kenai e Nita embarcam numa grande viagem para tentar entender o que os uniu quando eram crianças até aprender o que tudo isso significa. É imperdível!!!